quarta-feira, 31 de julho de 2013

Minas Gerais possui o menor IDHM da região Sudeste

Comparando-se com todas as unidades da Federação, o Estado caiu uma posição no ranking e está com o nono índice. Entre as 200 cidades com melhor IDMH, apenas 13 são mineiras



Minas Gerais é o Estado com o menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da região Sudeste do país. O atlas publicado nessa segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (Pnud) leva em consideração quesitos como a expectativa de vida, a educação e a renda mensal per capita. O indicador é uma nota que varia de 0 a 1, e a melhor cidade é aquela que se aproxima ao número 1.

Enquanto Minas apresentou, em 2000, o IDHM de 0,624, ficando na oitava posição no país, segundo dados da Fundação João Pinheiro, em 2010, esse número subiu para 0,731, mas inferior ao de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Comparando-se com todas as unidades da Federação, o Estado está com o nono melhor índice.

No total, foram avaliados todos os 5.565 municípios do país. Após dez anos, as duas primeiras posições da lista de melhores cidades continuam inalteradas: São Caetano do Sul (SP), com IDHM de 0,862, seguida por Águas de São Pedro, também em São Paulo, com 0,854. A primeira cidade mineira a aparecer na lista das melhores do Brasil é Nova Lima, na região metropolitana da capital, em 17º lugar.

Entre as 200 cidades com melhor IDMH, 13 são mineiras. Já no que diz respeito às cidades menos desenvolvidas, São João das Missões, no Norte do Estado, se destaca, sendo a pior cidade da região Sudeste. No Brasil, em último lugar no índice de desenvolvimento está Melgaço, no Pará, com IDHM de 0,418, ou seja, um indicador considerado muito baixo.

Levando em conta o índice nacional, o Brasil cresceu 47,5% nos últimos 20 anos, alcançando, em 2010, IDHM de 0,727. Isso mudou a avaliação do desenvolvimento do país de muito baixo, em 1991, para alto, em 2010. 




Fonte: O TEMPO Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário